Sobre


Sou fotografo documental e de retratos.


Trabalho paralelamente com fotojornalismo, reportagem de eventos e ensaios femininos. 


Uma característica do meu trabalho é o estilo artístico inspirado ou realizado em filmes Kodak Portra. Procuro um registro lírico e tento captar cenas espontâneas, mas imbuídas de significado. Gosto de explorar temas sobre a memória, questões sociais e ambientais e utilizo meios digitais e analógicos.


Sou filho de portugueses emigrantes, nasci no Rio de Janeiro e passei duas temporadas em Portugal antes de decidir viver neste país em definitivo, em 2009, mais especificamente na freguesia de Alvarenga, chamada de «Capital do Mundo» por seus habitantes e descendentes, no distrito de Aveiro, Portugal.


Fotografo desde a adolescência. A primeira câmera que utilizei — e que mais tarde herdaria do meu pai — foi uma Olympus Trip 35 com a qual registrei grande parte de minha adolescência e juventude em filmes Kodak e Fuji. Trabalho atualmente num projeto autoral com forte carga emocional utilizando essa mesma máquina.


Mais tarde, em 2015, decidi transformar minha paixão em profissão. Comprei minha primeira DSLR, uma Canon 760D, e dei início ao meu primeiro projeto, chamado mais tarde de «Capital do Mundo» ou «Meu Mundo é Rural», ainda em conclusão. Em 2016 fiz minha primeira reportagem como profissional e em 2017 a minha primeira exposição pública. Atualmente trabalho com a Canon 5D Mark IV.


Trabalhei em diversas vertentes da fotografia: reportagem de batizados, casamentos, sessões fotográficas de gestantes, newborn, bebés, famílias, sessões infantis, fotografia de produtos, imóveis, desporto e ensaios femininos. Também trabalhei como fotojornalista para câmaras municipais, juntas de freguesia, instituições, empresas e marcas. Meu trabalho foi divulgado por diversos jornais, revistas e sites. 


Produzi exposições, como as intituladas «O Futuro da Tradição», um projeto documental voltado para o folclore infantil; e «Rostos de Arouca», projeto documental com retratos em preto e branco de pessoas desse município. 


Atualmente dedico-me aos meus projetos documentais e mantenho em paralelo meu trabalho de reportagens de eventos e retratos. Ensino em workshops e faço acompanhamentos individuais de iniciação fotográfica, composição, edição e tratamento de imagens em Lightroom. Sou CPS Member da Canon Portugal.


Se nos encontramos, ofereça-me café. Mais de um.

Além da Fotografia


Sou escritor e tive obras publicadas em Portugal, Brasil e China. Atualmente trabalho num livro de contos, num romance e como cronista em jornais.


Sou músico e mantenho atualmente dois projetos: um duo, chamado Peixe da Lua, no qual eu e o José Luiz atuamos com duas vozes e duas guitarras acústicas; e o projeto Peixe Elétrico, com apresentações em formato banda, no qual eu atuo com baixo elétrico, guitarra elétrica e voz e o José Luiz com guitarra elétrica e voz. Apresentamo-nos com bateria eletrónica ou músicos convidados e fazemos concertos em todo Portugal.


Essas vertentes — a literatura e a música — ajudam-me a compor a minha fotografia.

Follow me on Instagram