Eu | Nós

Sempre gostei de fotografia. O meu pai tinha uma Olympus Trip 35 (tenho-a aqui comigo até hoje), então me ensinou a usá-la. Foi com ela, ainda na época do negativo, que fotografei diversos momentos da minha adolescência e juventude com os amigos. Mais tarde ganhei a minha primeira compacta digital (Sony) e passei a registar cenas mais abstratas, pessoas, paisagens e foi com ela que cheguei à Portugal em 2009.

Sou filho de emigrantes portugueses. Meus pais são naturais de Alvarenga (A Capital do Mundo), em Arouca. No entanto, conheceram-se no Rio de Janeiro, no Brasil, casaram-se e viveram como cariocas durante 43 anos. Mais tarde, em 2002, o meu pai já falecido, a minha mãe retornou à terra e o meu irmão seguiu com ela no ano seguinte. Ainda vivi sozinho no Rio de Janeiro por sete anos. Estive 4 meses em Portugal quando tinha 8 anos e depois, aos 20, passei mais 6 meses na Capital do Mundo. Enfim, em 2009 vim para a pátria (‘terra dos pais’) em definitivo e vivo nos arredores do Porto.

Quando cheguei, passei a fotografar a paisagem da aldeia e as pessoas do lugar, ainda com a minha câmera compacta. As pessoas começaram a elogiar o meu «trabalho» e a incentivar o meu desenvolvimento como fotógrafo. Por isso, ofereceram-me uma máquina melhor, uma Nikon P510, que é uma bridge ou superzoom. Melhorei bastante em composição, tratamento, enfim, foi uma transição importante.

Devido aos comentários, elogios e estímulos, em 2015 pensei: «E se eu transformasse o meu maior prazer em ‘trabalho’?» Afinal, parecia que eu tinha jeito para a coisa! Nesse mesmo ano, em Outubro de 2015, comprei a minha primeira máquina reflex: uma Canon 760D (ainda uso essa máquina em conjunto com a Canon 5D Mark IV). Aprendi a trabalhar com o Adobe Photoshop Lightroom, estudei fotografia via YouTube e podcasts, andei centenas de quilômetros fotografando tudo o que via e gostava para exercitar o que aprendia e defini os mercados que eu queria atingir.

Em Abril de 2016 fiz meu primeiro trabalho pago, um batizado. Conto desde essa data a minha carreira como fotógrafo profissional.

Os trabalhos foram se seguindo uns aos outros, o equipamento foi melhorando, o meu tratamento das fotografias se aprimorou, já nem consigo precisar quantos clientes, instituições públicas e empresas atendi e aqui estou eu a escrever para vocês desde o meu site como fotógrafo.

Ainda em 2017, em Agosto, comecei um projeto com a minha companheira Sara Aguiar, o Dois a Dois Fotografia. Um projeto mais versátil e voltado para a fotografia de família.

Estamos prontos para realizar os vossos registos fotográficos. 

Sendo assim, podem sempre contar com dois fotógrafos, o que faz com que os vossos momentos mais importantes nunca sejam perdidos.

Entregamos todas as fotografias tratadas uma a uma e temos uma ampla gama de produtos para vos oferecer: álbuns standard, álbuns premium, telas, impressões, produtos decorativos, convites e muito mais.

Também podemos organizar o vosso evento do começo ao fim e em todos os aspectos, pois trabalhamos em parceria com diversas empresas e prestadores de serviços, tais como a R&M Design With Taste: decoração, bolos, lembranças, almoços, jantares, enfim, tudo. Vocês vão se surpreender com a relação custo/benefício ao contratar em um só lugar todos os serviços de que precisam. Assim ficam livres e sem preocupações: basta ir ao vosso próprio evento! 

Bem resumido, é isso. Estou/estamos aqui. Qualquer coisa é só enviar uma mensagem através do menu «Contato». Esperamos por si.

HáBraços!