Capital do Mundo


Alvarenga é um freguesia do concelho de Arouca, no distrito de Aveiro, em Portugal, chamada com muito orgulho de «Capital do Mundo» pelos seus habitantes e descendentes. Minha família está há gerações nessa aldeia.


Quando estive 4 meses em Portugal, aos 8 anos, o mundo rural entrou definitivamente no meu universo interior. Mais tarde, em 1994, retornei à Alvarenga, e em 2009 finalmente mudei-me em definitivo para a «Capital do Mundo».


Este trabalho documental não tem a intenção de ser um amontoado de fotografias de paisagens nem um apanhado sistemático de imagens de cada lugar da aldeia. Não é um catálogo do lugar. Quero documentar as cenas que traduzam e revivam Alvarenga desde o meu imaginário pessoal. Por isso, serão incluídas aqui fotografias digitais e também analógicas, feitas de setembro a janeiro de 1982, de junho a dezembro de 1994 e de 2009 em diante.


Há uma aldeia "atual" e outra no meu imaginário, formada pela minhas estadias da infância, juventude e vida adulta. Os três períodos marcaram-me de maneiras distintas. Este trabalho visa realizar essas cenas.


— Em andamento.