A Fotografia

Sou fotógrafo profissional desde o dia 22 de Maio de 2016. Passei por diversas vertentes da fotografia: reportagem de batizados, casamentos, aniversários e eventos; fotografia de família, infantil, de gestante e ensaio feminino; projetos autorais; exposições. Sou CPS Member da Canon Portugal. Considero-me um fotógrafo documental. 

O que eu quero

Quero aquele momento, aquela expressão, o sorriso espontâneo, o abraço forte e sincero, os olhares cheios de vida e comunicação direta. Quero que mais tarde olhem para as fotografias e identifiquem todas as emoções e histórias de quando foram registadas: quero criar uma ponte na sua memória. 

Nas sessões individuais, de família ou de casais eu vou dirigir o mínimo possível, mas sem abandoná-los! Porém com o cuidado para não modificar nada que seja vosso. 

Nos eventos vou fazer o contrário: quero passar despercebido para poder captar toda a espontaneidade e interação natural.

Em todos os casos, vou fazer de tudo para que recebam o que esperam de mim. 


Meu estilo

Vejam várias fotografias, principalmente as dos meus últimos trabalhos, e verifiquem o meu estilo. É uma mistura de American Lifestyle Photography e Pop Art. Em eventos, opto pelo estilo fotojornalismo.

Gostam desses estilos? Então vamos lá. Estão no site certo. 

O que eu não costumo fazer

Não costumo fazer fotografias posadas em eventos. Meu estilo é o fotojornalismo e registro os momentos conforme acontecem, sem interferir. É mesmo o estilo mais comum hoje em dia — e ainda bem! Eu fotografo o que está acontecendo. Se posso fazer fotografias posadas? Sim, claro! Mas será preciso combinar comigo esse tipo de registro antes do evento. 

Não faço manipulações com Photoshop, nem modificações de pele e corpo em geral. 

Além da fotografia

Sou escritor, tendo obras publicadas no Brasil, na China, em revistas e internet.

Sou músico e tenho dois projetos com o meu primo José Luiz: um duo, chamado Peixe da Lua, o qual integramos com duas vozes e dois violões; e o projeto Peixe Elétrico, com apresentações em formato banda, comigo no baixo elétrico, o José Luiz na guitarra elétrica e bateria eletrónica ou músico contratado. Fazemos concertos esporádicos em todo Portugal.

Essas vertentes, a literatura e a música, ajudam a compor a minha fotografia.

Trabalho em todo Portugal e em qualquer parte do mundo, dependendo de onde meus projetos me levam ou para onde sou chamado.

O que os clientes dizem

Verónica & Artur


“Pedimos um paparazzi e adorámos o resultado. Dissemos-lhe que queríamos um dia espontâneo, de preferência nem queríamos dar pela sua presença (daí o paparazzi). O desafio foi aceito e temos fotos brutais do nosso dia. (...) Fluiu com muita naturalidade, sem imposições, sem stress, sem "secas" tal como queríamos. Passei imensas alturas em que nem notei que ele lá estava mas as fotos lá estão como prova e lindas! Foi também super rápido na entrega das fotos. Recomendamos!”

01 / 03

Perguntas

Qual é o seu estilo?

Veja várias fotografias no meu site para ter uma ideia geral, principalmente as dos meus últimos trabalhos. Nas sessões e ensaios é uma mistura de American Lifestyle Photography e Pop Art. Nos eventos será sempre fotojornalismo.

Como você fotografa?

Nas sessões e ensaios vou dirigir o mínimo possível, mas sem abandoná-los! Porém com o cuidado para não modificar nada que seja vosso. Nos eventos vou fazer o contrário: quero passar despercebido para poder captar toda a espontaneidade e interação natural. Em todos os casos, vou fazer de tudo para que recebam o que esperam de mim.

O que você não faz?

Não costumo fazer fotografias posadas em eventos. Meu estilo é mais para o fotojornalismo e registro os momentos conforme acontecem, sem interferir. É mesmo o estilo mais comum hoje em dia — e ainda bem! Se posso fazer fotografias posadas? Sim, claro! Mas será preciso combinar comigo esse tipo de registro antes do evento, para que eu atenda às vossas expectativas.

Não faço manipulações com Photoshop, nem modificações de pele e corpo em geral.

Quando receberemos as nossas fotos?

Se for um casamento, em até 40 dias envio um link para o download de todas as fotografias digitais.

Se for uma sessão enviarei o link para seleção das fotos incluídas no pack em até 07 dias.

Os álbuns são entregues em até 60 dias após o pagamento da última parcela. Junto com o álbum entregarei a PenDrive e a PenBox em madeira personalizados (quando incluídos no pack).

Quantas fotos vamos receber?

Nos casamentos, em média receberão de 400 a 600 fotografias, todas tratadas individualmente e em alta-resolução. Nas sessões depende do pack que escolher.

Qual a forma de pagamento?

Para casamentos, se fizerem o pagamento integral na reserva de data recebem 5% de desconto. Também podem pagar em até 3 parcelas: na reserva de data, 15 dias antes do casamento e na finalização das provas do álbum.

Para batizados, o pagamento é feito em duas ou três parcelas, dependendo do Pack escolhido: sinal na reserva de data, a 2ª parcela até o dia do evento e a 3ª parcela na finalização das provas do álbum.

Nas sessões ou eventos o sinal será pago na reserva de data e o restante sempre até o dia da sessão ou evento.

José Roldão Photography é uma empresa?

Sim! É o meu trabalho em tempo integral e, por isso, preciso ter uma empresa em pleno funcionamento e trabalhar dentro da Lei. Emito faturas etc. É uma garantia para mim e para os meus clientes, pois assim não corremos riscos. Sou um fotógrafo profissional.

Também trabalha com vídeo?

Sim. Trabalho em parceria com videógrafos profissionais e outros profissionais que podem complementar os meus serviços.

A App para telemóvel é paga?

Não! É uma oferta! Quando incluída no pack. Uma exclusividade. Mostrar as vossas fotos num aplicativo personalizado aos amigos e família causa uma excelente impressão e valoriza ainda mais as vossas fotos!

Você faz descontos?

Não. Exceto os 5% no pagamento antecipado e integral dos casamentos. Mais nenhum. Os valores apresentados nos packs e serviços são calculados tendo em conta todas as horas de trabalho no dia da sessão ou evento e as horas posteriores no tratamento das fotos. Também levam em conta a manutenção de equipamentos (os que uso são topo de gama, para melhor atender meus clientes), meu aprendizado e desenvolvimento, manutenção da empresa, taxas e impostos, cópias de segurança dos ficheiros por até 2 anos, manutenção de website, clouds, HDs externos, cartões de memória etc. Meus serviços são personalizados e exclusivos e meus preços estão até um pouco abaixo dos valores de mercado do mesmo nível. Por isso, por favor, não me leve a mal, mas não faço descontos.