Em dezembro de 2021 fui à Galícia com a minha filha e genro. A viagem começou em Alvarenga, no Distrito de Aveiro. Visitamos Ponte de Lima, ainda em Portugal, e depois, já em Espanha, paramos em Pontevedra, Santiago de Compostela (onde dormimos), em seguida fomos até A Coruña e finalizamos a viagem com um pôr-do-sol espetacular em Finisterra.


Selecionei poucas fotos, pois como resolvi juntar a viagem inteira numa só publicação do blog não quis torná-la muito extensa. Isto é quase uma dor para um fotógrafo que faz disto profissão, mas.


— Todas as fotografias foram feitas com a Fujifilm X-T4 e a lente XF 16-55mm F2.8 R LM WR.

Alvarenga


Apenas para marcar o início, deixo uma fotografia dos verdes de Alvarenga.

Ponte de Lima | Portugal


Foi a minha segunda visita à Ponte de Lima. Estive ali a primeira vez em 2017, mas, também como em 2021, sempre de passagem. Faço da parada um ponto de descanso na viagem até a Galícia. Para tomar um café, esticar as pernas, ir a casa de banho. O lugar merece uma visita exclusiva e com mais tempo, o que pretendo fazer num futuro, espero eu, não muito distante.

Pontevedra


Já em Espanha, faço outra parada, desta vez em Pontevedra.


— Para não me repetir demasiado, exceto pela Coruña e Santiago de Compostela, todos as outras paragens mereceriam uma vistita com mais tempo, mais exploração. Como sempre viajei à Galícia tendo como destino aqueles dois locais em específico, apenas parei momentaneamente nos outros pontos. É um modo de aproveitar uma viagem mais longa, pois assim não deixamos de ver, ainda que superficialmente, outras cidades que estão no caminho.


Em Pontevedra sempre visitei exclusivamente a parte histórica. E desta encontramos alguns locais de interessa fechados, o que foi uma pena. Nem posso considerar as poucas fotografias que fiz como um registro interessante, mas deixo para pontuar a passagem pela cidade.

Santiago de Compostela


Uma cidade que estará para sempre no meu coração. O clima medieval, os monumentos, as lendas, a história, tudo em Santiago parece estar em outro tempo.


A intenção principal dessa viagem foi pagar uma promessa que fiz a Santiago no início de 2018: visitar o seu túmulo após conseguir realizar um desejo. O que me aconteceu em dezembro desse mesmo ano.

A Coruña


Um lugar mágico para mim. Apaixonei-me pela cidade desde a primeira visita em 2016. Esta foi a terceira vez que viajei à Coruña e posso afirmar que, se depender de mim, ainda volto lá muitas vezes.


Não sei bem o que me atrai tanto. Talvez as tabernas, as ruas estreitas, o mar, tudo isto é lindo mas o principal, aquilo que mais de agarra ao lugar, são as pessoas: sempre a sorrir, simpáticas, bonitas, enfim, encontramos muita gente nas ruas, todos os dias, e um clima de alegria paira em todos os cantos da Coruña. Acho que se eu um dia fosse viver para a Espanha, certamente A Coruña estaria no Top 5 da minha lista, sendo que todos as cinco cidades desse Top 5 estão na Galícia.


Como só tínhamos a hora do almoço e uma parte da tarde livres, só visitamos a Torre de Hércules.

Finisterra


Finalizamos a viagem num dos locais mais bonitos e exuberantes: Finisterra. Paisagens lindíssimas desde o começo da viagem. Lugar conhecido como tendo o pôr-do-sol mais belo do mundo. É verdade. Deve ser.